Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Câncer de Mama Triplo-Negativo

Câncer de Mama Triplo-Negativo

O Câncer não é uma única doença e sim um conjunto de diversas enfermidades que têm comportamentos, localizações, e resposta a tratamentos diferentes. 

Aprenda também sobre:

Líquen Escleroso

Vitiligo Genital

Psoríase Genital

DGC - Dermatite Genital de Contato

Eczema Vaginal


O Câncer de Mama é um bom exemplo de como os diversos tipos de Câncer podem ser diferentes, apenas esta doença hoje é dividida em 4 subtipos. São eles os Cânceres Luminais A e B, o Câncer HER2 Positivo e o Câncer de Mama Triplo-Negativo.

Série:

Câncer de Mama conhecido como Triplo-Negativo tem características bem diferentes dos demais Cânceres de Mama. A cada 10 mulheres diagnosticadas com Câncer de Mama, duas terão Triplo-Negativo. Em geral estes são Cânceres que se formam nas células dos ductos por onde passa o leite materno, e têm como característica o crescimento acelerado das células cancerígenas.

Neoplasias Colorretal Hereditário sem Polipose - Câncer Colorretal Hereditário não Poliposo

Câncer Colorretal Metastático

Câncer de Colo do Útero ou Câncer Cervical

Câncer de Pênis

Câncer de Mama Triplo-Negativo

Nódulo na Glande - Glândulas de Tyson

Balanite - Balanitis

Câncer de Testículo

O nome Triplo-Negativo é dado pela análise de algumas características do Câncer de Mama que estão ausentes nesta doença. Sempre que se faz o diagnóstico de Câncer de Mama é necessário avaliar se a doença apresenta moléculas conhecidas como receptor de estrogênio, receptor de progesterona e receptor HER2. Nenhum destes 3 receptores está presente neste tipo de Câncer de Mama, por isso são chamados de Triplo-Negativo.

Muito progresso tem sido feito na compreensão dos mecanismos de desenvolvimento e diferenciação do Câncer de Mama.

Nas células normais, estes receptores funcionam como antenas que percebem os hormônios e fatores de crescimento que circulam normalmente pelo organismo, e crescem estimulados por eles. Quando células cancerígenas apresentam estes receptores elas crescem de maneira descoordenada e com muita velocidade quando os receptores se ativam. Por isso foram desenvolvidos medicamentos que bloqueiam justamente esses receptores. Para os receptores hormonais usamos medicamentos como Tamoxifeno, Anastrozol, Letrozol, Exemestano e Fulvestranto; para o HER2 podemos usar o Trastuzumab, o Pertuzumab, Lapatinib e o TDM1.

No Câncer de Mama Triplo-Negativo nenhum destes remédios pode ser utilizado, pois este tipo de Câncer não apresenta os seus alvos. Isto, no entanto, não muda a escolha de tratamento com cirurgia e radioterapia, mas orienta a escolha dos medicamentos a serem utilizados, em geral quimioterapia citotóxica. Como a quimioterapia age atacando as células que se dividem rapidamente ela é o tratamento mais efetivo nesta doença . A quimioterapia no Câncer de Mama Triplo-Negativo tem melhores resultados do que em Cânceres de Mama de outros tipos. Por vezes utilizamos a quimioterapia antes da cirurgia, com o intuito de reduzir a doença e facilitar a cirurgia. Existe uma boa chance do Câncer de Mama Triplo-Negativo desaparecer com a quimioterapia, mas mesmo assim é necessária a cirurgia. Caso ainda sobre vestígios da doença após a cirurgia é possível complementar o tratamento com dose adicionais de quimioterapia no pós operatório para aumentar a chance de cura.

Ainda não existe nenhum alvo para tratamentos específicos contra o Câncer de Mama Triplo-Negativo. Muitas pesquisas têm sido feitas a procura destes alvos e conforme vamos conhecendo mais a doença, novos e melhores medicamentos vão sendo desenvolvidos.

Comente e compartilhe este artigo!

◼◾▪ CONTATO ▪

 APROFUNDE-SE MAIS 

Leia Também:


Ômicron, saiba mais:

COVID-19: B.1.1.529 - Ômicron | A Pior Existente? Nova Variante Detectada na África do Sul COVID-19: B.1.1.529 - Ômicron | O que se Sabe (Nº Reprodutivo 2)? Nova Variante Detectada na África do Sul

COVID-19: B.1.1.529 - 27/Nov/21 - Ômicron | Nova Cepa com 8 vezes mais Mutações - Nova Variante Detectada na África do Sul COVID-19: B.1.1.529 - 27/Nov/21 - Ômicron | Dúvidas sobre a Imunização e o Efeito da Vacinação - Nova Variante Detectada na África do Sul

COVID-19: B.1.1.529 - Ômicron | Como uma Variante Vira Preocupação ? Nova Variante Detectada na África do Sul (27/Nov/21)


Vacinas COVID-19

     Sanofi e GSK
Vacina COVID-19 - Sanofi e GSK

     Moderna
Vacina COVID-19 - Moderna

     Pfizer-BioNTech
Vacina COVID-19 - Pfizer-BioNTech

     Covishield
Vacina COVID-19 - Covishield

     Sputnik V
Vacina COVID-19 - Sputnik V

    Comparação
VACINAS COVID-19 | Comparação entre Algumas Disponíveis


Tópicos sobre Coronavírus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine