Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Coronavírus | COVID-19 - Sites que mostram Dados - Mortes, Curva de Contágio e Mutações - em Tempo Real

Coronavírus | COVID-19 - Sites que mostram Dados - Mortes, Curva de Contágio e Mutações - em Tempo Real

A pandemia do novo Coronavírus tem sido marcada por diversas características, como a transmissão do vírus por pessoas sem sintomas, o gigantesco impacto econômico, as quarentenas de milhões de pessoas e o acompanhamento em tempo real do avanço da doença pelo mundo.

Vacinas COVID-19
Existem diversos sites interativos nos quais é possível acompanhar quase em tempo real a evolução do número de infectados e mortos por dia e localidade, entre outros dados.

Tópicos sobre o Coronavírus

Universidade Johns Hopkins

O painel online da prestigiada instituição americana de ensino se tornou uma referência durante a pandemia, principalmente pela agilidade da atualização dos dados.

Coronavírus | COVID-19 - Sites que mostram Dados - Mortes, Curva de Contágio e Mutações - em Tempo Real - Universidade Johns Hopkins


A ferramenta, que pode ser acessada neste link, apresenta mapa com os casos registrados e listas com os números de infectados, mortos e curados, separados por país ou região.

Há também infográficos com a evolução diária dos casos, mas não há separação geográfica desses dados especificamente.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

A OMS, o braço da saúde para a ONU - Organização das Nações Unidas - o órgão centraliza informações e recomendações em torno da crise.

Coronavírus | COVID-19 - Sites que mostram Dados - Mortes, Curva de Contágio e Mutações - em Tempo Real - Organização Mundial da Saúde (OMS)

O site da OMS pode ser acessado neste link e é bastante parecido com o da Universidade Johns Hopkins, já que ambos foram desenvolvidos com a mesma ferramenta ArcGIS.

Universidade de Washington

Um dos diferenciais deste site, criado por essa instituição, de é a possibilidade de explorar separadamente as curvas de contágio, ou seja, o avanço do número de infectados e de mortos por dia e por país.

Coronavírus | COVID-19 - Sites que mostram Dados - Mortes, Curva de Contágio e Mutações - em Tempo Real - Universidade de Washington

Este site é atualizado com menos frequência que o da Johns Hopkins e pode ser acessado neste link.

Segundo alguns especialistas, a velocidade de propagação do novo Coronavírus no Brasil tem repetido o padrão dos países que mais sofrem com o avanço da Covid-19, como Alemanha, França e Reino Unido.

Worldometer

O site especial sobre Coronavírus do Worldometer — plataforma internacional colaborativa alimentada por programadores, pesquisadores e voluntários — tem a maior quantidade de informações sobre as pessoas atingidas pela pandemia.

A ferramenta, que pode ser acessada neste link, se baseia em dados da Organização Mundial da Saúde e de governos, além de artigos científicos e textos jornalísticos publicados sobre o tema.

Coronavírus | COVID-19 - Sites que mostram Dados - Mortes, Curva de Contágio e Mutações - em Tempo Real - Worldometer

No Worldometer, é possível encontrar uma espécie de Wikipedia estatístico, com dados como o perfil dos mortos, testes realizados, o número de casos por 1 milhão de habitantes, as curvas de contágio em cada país e uma tabela que separa o número de pacientes em estado mais grave de saúde.

Nextstrain

Esta plataforma científica colaborativa apresenta o mapeamento genético do vírus a partir da análise de casos ao redor do mundo. Isso permite, por exemplo, identificar padrões de disseminação da doença.

Coronavírus | COVID-19 - Sites que mostram Dados - Mortes, Curva de Contágio e Mutações - em Tempo Real - Nextstrain

O site, que pode ser acessado neste link, traz uma animação para acompanhar as cadeias de transmissão de um país para outro a partir dessas variações do vírus encontradas.

Fonte:BBC.com


Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine