Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Balanite - Balanitis

Balanite - Balanitis


Aprenda também sobre:

Líquen Escleroso

Vitiligo Genital

Psoríase Genital

DGC - Dermatite Genital de Contato

Eczema Vaginal


Balanite é a inflamação da glande do pênis, Postite é inflamação do prepúcio, e Balanopostite é inflamação de ambos.

A inflamação da cabeça do pênis tem causas infecciosas e não infecciosas. Em geral, nenhuma causa é encontrada.

Neoplasias Colorretal Hereditário sem Polipose - Câncer Colorretal Hereditário não Poliposo

Câncer Colorretal Metastático

Câncer de Colo do Útero ou Câncer Cervical

Câncer de Pênis

Câncer de Mama Triplo-Negativo

Nódulo na Glande - Glândulas de Tyson

Balanite - Balanitis

Câncer de Testículo

Balanite geralmente provoca Postite, exceto em pacientes circuncisados.

Balanopostite é predisposta por:

Diabetes melito
Fimose (prepúcio apertado não retrátil)
Fimose interfere com a higiene adequada. As secreções subprepuciais podem infectar-se com bactérias anaeróbias, resultando em inflamação.

Balanopostite crônica aumenta o risco de

Balanopostite obliterante
Balanopostite
Balanopostite
Balanopostite

Sinais e sintomas

Dor, irritação e secreção subprepucial geralmente ocorrem 2 a 3 dias após relação sexual. Fimose, ulcerações superficiais e adenopatia inguinal podem ocorrer em seguida.

Diagnóstico

Avaliação clínica e exames seletivos.

A história deve incluir investigação de utilização de preservativos de látex. A pele deve ser examinada quanto à presença de lesões que sugiram envolvimento da genitália por dermatose. Deve-se testar nos pacientes causas infecciosas e não infecciosas, especialmente candidíase. Deve-se dosar a glicemia.

Tratamento

Higiene e tratamento das causas específicas
Às vezes, irrigação subpreputial
Algumas vezes, circuncisão

Devem ser instituídas medidas não específicas de higiene e as causas específicas devem ser tratadas. A irrigação subprepucial para remover secreções e detritos pode ser necessária. Caso persista fimose após a resolução da inflamação, a circuncisão deve ser considerada. A circuncisão diminui o risco de Balanite e parece reduzir o risco de infecção pelo HIV em cerca de 50 a 60% em homens que fazem sexo com mulheres HIV-positivas.

A condição é mais frequente em homens que não foram circuncidados. A Balanite é uma inflamação que afeta a glande, a cabeça do pênis. A condição é mais frequente em homens que não foram circuncidados.

Ela pode afetar tanto adultos quanto crianças e, por ser bastante incômoda, recomenda-se buscar ajuda médica para entender quais pomadas e medicamentos podem ser usados para aliviar essa condição.

No geral, a Balanite é mais comum em homens que possuem fimose, mas pode afetar qualquer um.

Balanite pode ser um indicador de Câncer de Pênis, por isso seu surgimento também precisa ser cuidadosamente observado pelo médico.

Caso a inflamação se espalhe pelo pênis do paciente, atingindo outros pontos como o prepúcio, o paciente é diagnosticado com Balanopostite.

Quais as causas de balanite?

Existem diferentes causas para a Balanite. A condição pode, por exemplo, ser causada pelo contato com o mesmo fungo causador da candidíase em pacientes do sexo feminino (infecção fúngica), mas também pode resultar do contato com uma bactéria.

Além disso, a Balanite também pode resultar de processos alérgicos por conta de produtos de higiene ou mesmo pelo uso de cuecas apertadas.

Uma das principais causas para o surgimento da Balanite é a falta de higienização correta na área genital. Com o tempo, no local, surge o esmegma, uma substância viscosa e esbranquiçada que é resultado do depósito de células mortas, óleos e gorduras.

Com o tempo, o esmegma irrita a pele e aumenta as chances de desenvolvimento de uma Balanite.

Balanite é sexualmente transmissível?

Balanite em si não é uma IST (infecção sexualmente transmissível). No entanto, suas causas podem sim estar ligadas a outras doenças que recebem essa classificação, como a sífilis e a gonorreia, por exemplo.

Quais os sintomas de Balanite?

Entre os principais sintomas de Balanite, podemos destacar:
  • aumento do tamanho da cabeça do pênis (inchaço);
  • cabeça do pênis avermelhada;
  • coceira intensa no pênis;
  • pequenas feridas na cabeça do pênis;
  • surgimento de pústulas na glande;
  • aumento da sensibilidade;
  • mau odor e presença de corrimento branco no pênis;
  • dor ou queimação ao urinar.

Como é o tratamento da Balanite?

O tratamento da Balanite é feito com o uso de pomadas e medicamentos que aliviam os sintomas da condição, mas também por meio da adoção de boas práticas de higiene no local, além do uso de cuecas de algodão, que permitem que a pele respire com maior facilidade.

Podem ser usadas pomadas antifúngicas, antibióticas e corticoides no tratamento da balanite.

Como prevenir a Balanite?

A prevenção da Balanite deve ser feita por meio da adoção de hábitos de higiene, como a lavagem correta do local na hora do banho e sua secagem com papel higiênico após urinar. A boa higiene é importante porque ajuda a prevenir até mesmo outras doenças, como o câncer de pênis.

Não usar roupa íntima justa, evitar ficar muito tempo com sungas ou roupas de baixo molhadas e fazer a higienização do pênis após o ato sexual também é importante.

Por fim, procurar ajuda médica especializada, por meio de um médico urologista, assim que notar algo de errado também é essencial para identificar a condição o mais breve possível, para que o tratamento seja iniciado de imediato.

O que é Balanite Circinada?

É uma forma de inflamação na glande relacionada à síndrome de Reiter (artrite reativa), um quadro de dor, rigidez e inchaço nas articulações — principalmente nos membros inferiores — que é desencadeado semanas após uma infecção, muitas vezes gastrointestinal ou urinária. A palavra “circinada” refere-se ao aspecto em espiral e sinuoso das lesões. A síndrome também pode causar inflamação nos olhos e na uretra. Geralmente, é um problema auto-limitado e o tratamento consiste no alívio dos sintomas com uso de anti-inflamatórios e analgésicos e, em casos mais graves, corticosteroides e antibióticos.
 

Existem casos de Balanopostite recorrente?

Sim, algumas pessoas podem ter inflamação que volta periodicamente. Em geral, se o paciente não apresenta infecções e mantém boas práticas de higiene, considera-se que tais casos provavelmente têm origem autoimune. Pode ser indicado o uso de corticosteroides, mas é essencial que se siga a orientação médica rigorosamente, pois o uso prolongado desse tipo de medicamento pode levar a fragilidade da pele da glande e facilitar infecções e inflamação persistentes. Dependendo do caso, pode ser indicada cirurgia de retirada da pele que recobre a glande (postectomia) mesmo que o indivíduo não tenha fimose.

O que é Balanite Xerótica Obliterante?

É um tipo de lesão específica — também chamada de Líquen Escleroatrófico — caracterizada por manchas esbranquiçadas na ponta da glande que podem causar coceira e dor. A região afetada fica mais endurecida e vulnerável a sofrer rachaduras. Em geral, o tratamento inclui aplicação de pomadas corticosteroides. A progressão sem tratamento pode atingir a uretra e exigir cirurgia.

Recomendações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine