Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Coronavírus | COVID-19 - O que é ? De onde veio ? Como surgiu?


A humanidade conhece a família dos Coronavírus já há bastante tempo. Ela foi identificada pela primeira vez em 1937 e descrita especificamente como corona em 1965, quando se conheceram suas características morfológicas.

Vacinas COVID-19
O nome "corona" veio a partir da observação do vírus no microscópio: sua imagem se assemelha à de uma coroa.

Tópicos sobre o Coronavírus

Existem dezenas de tipos de Coronavírus — a maioria deles infecta apenas animais. Mas o Coronavírus foi a causa de duas epidemias recentes que provocavam síndromes respiratórias graves em seres humanos: a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), de 2003, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), de 2015.

A atual pandemia é causada por um Coronavírus novo, batizado de Sars-Cov-2, que começou a infectar humanos na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019.

A resposta sobre sua origem ainda não é definitiva — essa é uma das várias questões sobre o novo Coronavírus e a COVID-19 que a Ciência tem tentado desvendar.

A hipótese que tem ganhado mais fôlego é de que o vírus teria sido transmitido para seres humanos pelo pangolim, um animal parecido com o tatu e ameaçado de extinção.

Ele é um dos animais silvestres mais traficados do mundo, consumido tanto pela carne quanto pelas escamas, usadas na medicina tradicional chinesa.

Um estudo publicado na revista "Nature" em 26 de março aponta que é grande a probabilidade de que os morcegos sejam o chamado reservatório natural do Sars-Cov-2 e que o pangolim seja hospedeiro intermediário.

Assim, o morcego teria transmitido o novo Coronavírus para os pangolins que teriam, por sua vez, passado para os seres humanos.

A principal evidência nesse sentido vem da análise do genoma do Coronavírus que causa a COVID-19, que tem se mostrado muito semelhante àquele encontrado nesses animais.

Diante do resultado, os pesquisadores ressaltaram no trabalho a importância de se considerar proibir a venda desses animais nos chamados "wet markets" — traduzidos no Brasil muitas vezes como mercado de peixes, mas que vendem diferentes tipos de carne de animais silvestres.

O provável epicentro do novo Coronavírus em Wuhan é um desses mercados.

Isso significa que o vírus não foi criado em laboratório. Um estudo da "Nature Medicine" de 17 de março chama atenção para isso.

Nele, cientistas fizeram uma análise do genoma do vírus e da forma como ele interage com as nossas células e viram que isso acontece de uma maneira que a ciência ainda não havia previsto — o que torna remota a chance de que algum cientista o tenha desenvolvido.

Quando entra no nosso corpo, o novo Coronavírus se acopla a uma proteína presente na superfície das nossas células chamada de ECA-2 como uma chave em uma fechadura.

É por ali que ele consegue entrar e fazer com que as nossas células trabalhem para ele, replicando seu material genético e infectando nosso corpo.

Fonte: Google.com, BBC News Brasil



Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine