Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Helmintíases

Helmintíases

As Helmintíases são doenças infecciosas causadas por vermes parasitas chamados helmintos. Esses helmintos podem ser divididos em duas categorias principais: nematódeos (vermes redondos) e platelmintos (vermes planos), que incluem as tênias e os trematódeos. Essas infecções são comuns em áreas com saneamento inadequado e são frequentemente transmitidas através do contato direto com solo ou água contaminados, alimentos mal cozidos ou ingestão acidental de ovos de helmintos.

Sintomas

Os sintomas das Helmintíases podem variar amplamente, dependendo do tipo de verme, da localização da infecção e da gravidade da infestação. Alguns dos sintomas comuns incluem:

  1. Dor Abdominal: Muitas Helmintíases podem causar desconforto ou dor abdominal devido à presença dos vermes no sistema digestivo.


  2. Diarréia ou Constipação: Alterações nos hábitos intestinais podem ocorrer, variando entre diarreia e constipação.


  3. Anemia: Infecções graves de helmintos podem levar à anemia devido à perda de sangue ou deficiências nutricionais.


  4. Coceira Anal: Infecções por helmintos intestinais, como a oxiuríase, podem causar coceira anal intensa.


  5. Perda de Peso: A presença de vermes no trato digestivo pode levar à perda de peso não intencional.

Prognóstico

O prognóstico das Helmintíases varia de acordo com o tipo de verme, a saúde do indivíduo, a resposta imunológica e a rapidez com que a infecção é tratada. Em muitos casos, as infecções por helmintos podem ser tratadas com sucesso e controladas. No entanto, em casos de infestação severa ou falta de tratamento, as complicações podem se desenvolver, afetando o estado nutricional, o crescimento e o desenvolvimento, especialmente em crianças.

Tratamento

O tratamento das Helmintíases envolve a administração de medicamentos antiparasitários específicos, com a escolha do medicamento dependendo do tipo de verme e da localização da infecção. Alguns medicamentos comuns usados para tratar as helmintíases incluem:

  1. Albendazol: Um medicamento de amplo espectro usado para tratar várias infecções por helmintos.


  2. Mebendazol: Eficiente contra várias infecções por nematódeos e vermes intestinais.


  3. Praziquantel: Usado para tratar infecções por trematódeos e tênias.


  4. Ivermectina: Eficaz no tratamento de várias infecções por nematódeos.

É importante seguir as orientações médicas rigorosamente e completar o curso de tratamento, mesmo que os sintomas melhorem, para garantir a erradicação completa dos parasitas.

Variações

As Helmintíases abrangem uma ampla variedade de infecções, cada uma causada por diferentes tipos de vermes. Algumas das variações incluem:

Ascaridíase

Causada por vermes nematódeos conhecidos como Ascaris lumbricoides, essa infecção é uma das mais comuns em todo o mundo. Os sintomas incluem dor abdominal, diarreia e, em casos graves, obstrução intestinal.

Ancilostomíase

Também chamada de "amarelão", é causada por nematódeos conhecidos como Ancylostoma duodenale e Necator americanus. Os sintomas incluem anemia, fadiga e fraqueza.

Oxiuríase

Causada pelo Enterobius vermicularis, essa infecção é comum em crianças. A coceira anal intensa é um sintoma característico, especialmente à noite.

Esquistossomose

Também chamada de bilharziose, é causada por vermes trematódeos transmitidos por caramujos de água doce. Pode causar sintomas intestinais e urinários, além de afetar o fígado e o sistema vascular.

Teníase e Cisticercose

A teníase é a infecção por tênias adultas, enquanto a cisticercose é a infecção pela forma larval da tênia Taenia solium. A teníase pode ser assintomática, mas a cisticercose pode causar sintomas neurológicos graves e outros problemas de saúde.

As Helmintíases representam um grupo diversificado de infecções parasitárias que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. A prevenção envolve medidas de higiene pessoal, saneamento adequado e cuidados com a segurança dos alimentos. O tratamento é geralmente eficaz com medicamentos antiparasitários apropriados, administrados sob orientação médica. A conscientização sobre as variações dessas infecções e a busca de atendimento médico adequado são essenciais para a detecção precoce, o tratamento eficaz e a prevenção de complicações graves.


Fotos no Google

Saiba mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine