Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Vitiligo Genital

Vitiligo Genital


O Vitiligo é uma doença autoimune que causa a despigmentação da pele, resultando em manchas brancas em várias partes do corpo. Embora o vitiligo possa afetar qualquer parte do corpo, incluindo o rosto, as mãos e os pés, é mais comum nas áreas expostas ao sol, como o rosto e as mãos. Uma forma específica de vitiligo que afeta a região genital é conhecida como vitiligo genital.


Aprenda também sobre:

Líquen Escleroso

Vitiligo Genital

Psoríase Genital

DGC - Dermatite Genital de Contato

Eczema Vaginal



Vitiligo Genital é uma condição rara que afeta principalmente homens e mulheres em idade reprodutiva. A condição é caracterizada por manchas brancas nas áreas genitais, incluindo o pênis, a vulva, os testículos e a área anal. O vitiligo genital pode afetar a autoestima e a saúde mental dos pacientes, além de afetar sua vida sexual e reprodutiva.


Embora a causa exata do Vitiligo Genital seja desconhecida, sabe-se que é uma condição autoimune. Acredita-se que a exposição a fatores ambientais, como produtos químicos ou radiação, possa desencadear a resposta autoimune em pessoas geneticamente predispostas ao Vitiligo.


Neoplasias Colorretal Hereditário sem Polipose - Câncer Colorretal Hereditário não Poliposo

Câncer Colorretal Metastático

Câncer de Colo do Útero ou Câncer Cervical

Câncer de Pênis

Câncer de Mama Triplo-Negativo

Nódulo na Glande - Glândulas de Tyson

Balanite - Balanitis

Câncer de Testículo


A avaliação clínica é essencial para o diagnóstico do Vitiligo Genital. É importante que os pacientes sejam avaliados por um dermatologista experiente no tratamento do Vitiligo, pois o tratamento do Vitiligo Genital pode ser desafiador devido à localização das lesões. Além disso, o tratamento do Vitiligo Genital pode ser complicado pelo fato de que a região genital é altamente sensível.


O tratamento do Vitiligo Genital geralmente envolve o uso de medicamentos tópicos, como corticosteroides e imunomoduladores tópicos. Em casos mais graves, a fototerapia ou a terapia com laser podem ser utilizadas para tratar as lesões. Além disso, alguns pacientes podem se beneficiar de tratamentos com vitamina D, ácido fólico e outras vitaminas e minerais.


Em conclusão, o Vitiligo Genital é uma condição rara que pode afetar a autoestima, a saúde mental e a vida sexual e reprodutiva dos pacientes. Embora a causa exata do Vitiligo Genital seja desconhecida, é importante que os pacientes sejam avaliados por um dermatologista experiente no tratamento do Vitiligo. O tratamento do Vitiligo Genital pode ser desafiador devido à localização das lesões, mas com um tratamento adequado, muitos pacientes podem melhorar sua qualidade de vida.


Referências:

Kimball AB, Al-Jamal M. Genital vitiligo. J Am Acad Dermatol. 2002;46(5 Suppl):S158-60. doi: 10.1067/mjd.2002.117738. PMID: 11994888.


Taïeb A, Picardo M; VETF Members. The definition and assessment of vitiligo: a consensus report of the Vitiligo European Task Force. Pigment Cell Res. 2007;20(1):27-35. doi: 10.1111/j.1600-0749.2006.00360.x. PMID: 17227464.


van Geel N, Speeckaert R, Ta


Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine