Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

DGC - Dermatite Genital de Contato

DGC - Dermatite Genital de Contato


A Dermatite Genital de Contato (DGC) é uma condição inflamatória que afeta a pele dos órgãos genitais, podendo causar coceira, irritação, vermelhidão e até mesmo feridas na região. Ela pode ser causada por diversos fatores, como alergias a produtos de higiene pessoal, preservativos, roupas íntimas sintéticas, lubrificantes e medicamentos. Neste artigo, serão abordados os principais aspectos relacionados à Dermatite Genital de Contato, incluindo causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.


Aprenda também sobre:

Líquen Escleroso

Vitiligo Genital

Psoríase Genital

DGC - Dermatite Genital de Contato

Eczema Vaginal



Causas


A DGC é uma reação inflamatória que ocorre na pele dos órgãos genitais em resposta a substâncias irritantes ou alergênicas. Dentre os principais fatores que podem causar a DGC estão:


Produtos de higiene pessoal: Sabonetes, perfumes, cremes e loções podem causar irritação na pele dos órgãos genitais, especialmente em pessoas com pele sensível.


Preservativos: Alguns preservativos contêm produtos químicos que podem causar reações alérgicas ou irritações na pele.


Roupas íntimas sintéticas: Roupas íntimas feitas com tecidos sintéticos, como nylon e poliéster, podem causar irritação na pele.


Lubrificantes: Lubrificantes usados durante as relações sexuais podem conter substâncias que causam irritação na pele.


Medicamentos: Alguns medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios, podem causar reações alérgicas na pele dos órgãos genitais.


Neoplasias Colorretal Hereditário sem Polipose - Câncer Colorretal Hereditário não Poliposo

Câncer Colorretal Metastático

Câncer de Colo do Útero ou Câncer Cervical

Câncer de Pênis

Câncer de Mama Triplo-Negativo

Nódulo na Glande - Glândulas de Tyson

Balanite - Balanitis

Câncer de Testículo


Sintomas


Os sintomas da DGC incluem coceira, vermelhidão, inchaço, irritação e feridas na região genital. Esses sintomas podem variar de intensidade e podem ser acompanhados de dor ou desconforto. Em casos mais graves, a pele pode ficar ressecada e escamosa.


Diagnóstico


O diagnóstico da DGC é feito por um dermatologista ou ginecologista, que irá avaliar os sintomas e a história clínica do paciente. O médico pode solicitar exames para descartar outras condições, como infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, é importante informar ao médico sobre produtos de higiene pessoal, preservativos, roupas íntimas e medicamentos utilizados recentemente.


Tratamento


O tratamento da DGC depende da causa da inflamação. Em casos leves, a simples suspensão do uso do produto irritante ou alergênico pode ser suficiente para a melhora dos sintomas. Em casos mais graves, o médico pode prescrever pomadas ou cremes para aliviar a coceira e a irritação, bem como medicamentos anti-inflamatórios. Além disso, é importante evitar o uso de produtos irritantes ou alergênicos na região genital.


Prevenção


Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a DGC, como evitar o uso de produtos de higiene pessoal com fragrâncias, optar por roupas íntimas de algodão, evitar o uso de lubrificantes.


Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine