Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Coronavírus | COVID-19 - PERGUNTA: É correta a preocupação devido a percepção de uma Taxa de Mortalidade relativamente baixa?

Coronavírus | COVID-19 - PERGUNTA: É correta a preocupação devido a percepção de uma Taxa de Mortalidade relativamente baixa?


pandemia do novo Coronavírus tem sido marcada por diversas características, como a transmissão do vírus por pessoas sem sintomas, o gigantesco impacto econômico, as quarentenas de milhões de pessoas e o acompanhamento em tempo real do avanço da doença pelo mundo.

Vacinas COVID-19
Claro, por estarmos diante de um novo vírus sempre gera uma preocupação muito maior porque não se sabe exatamente como ele se comporta, e quão facilmente sofre mutações.

Tópicos sobre o Coronavírus

Não é possível afirmar com certeza, por exemplo, se uma pessoa que foi infectada, mas ainda não apresenta sintomas, os chamados assintomáticos, pode infectar outras.

Apesar disso, a OMS disse, em junho|20, que "as evidências disponíveis de rastreamento de contato relatado por países sugerem que indivíduos assintomáticos têm muito menos probabilidade de transmitir o vírus do que aqueles que desenvolvem sintomas".

"Um subconjunto de estudos e dados compartilhados por alguns países em investigações detalhadas de agrupamentos e atividades de rastreamento de contatos relatou que indivíduos assintomáticos têm muito menos probabilidade de transmitir o vírus do que aqueles que desenvolvem sintomas", informou a organização.

OMS ressalva que "estudos abrangentes sobre a transmissão de pacientes assintomáticos são difíceis de conduzir, pois exigem o teste de grandes coortes populacionais e mais dados são necessários para melhor compreender e quantificar a transmissibilidade da SARS-CoV-2".

O organismo informou que está "atuando com países ao redor do mundo e pesquisadores globais para obter uma melhor compreensão baseada em evidências da doença como um todo, incluindo o papel dos pacientes assintomáticos na transmissão do vírus".

Não há imunidade na população para um novo vírus que surge de repente e se espalha rapidamente. Isso faz com que essa taxa relativamente pequena de mortos acabe representando um número absoluto alto de fatalidades.

O que mais preocupa é a prevalência do vírus em países com sistemas de saúde pública mais frágeis, com menos recursos, com menor capacidade para lidar com um volume alto de doentes de uma vez só.

Aliás, a OMS destacou que o Brasil tem um histórico de lidar com surtos e epidemias, com o caso recente da Zika, que pode ajudar na luta contra a disseminação da doença.


Sobre cancelar aulas o CDC - Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, explicou que "essas ações podem ser disruptivas e ter impacto econômico e social em indivíduos e comunidades. No entanto, estudos mostram que a adoção em etapas dessas intervenções podem reduzir a transmissão em comunidades".


Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine