A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que a nova cepa do SARS-CoV-2, a Ômicron (B.1.1.529), é uma variante de preocupação (VOCs), a quinta classificada dessa forma. Mas essa nova variante surpreendeu os cientistas pelo número oito vezes maior de mutações de outras cepas já classificadas como de preocupação, além da velocidade de contágio.
Ômicron, saiba mais:
A OMS aponta que a variante foi detectada a taxas mais rápidas do que os surtos anteriores de infecção. A Ômicron tem um conjunto de mutações em número inédito na proteína Spike: são 32 alterações entre mutações e deleções, sendo dez na região RBD [principal sítio de ligação às células e um dos principais alvos de anticorpos]. Nas demais variantes de preocupação, esse número de mutações [na Spike] fica entre três e quatro.
Vacinas COVID-19
Sanofi e GSK
Moderna
Pfizer-BioNTech
Covishield
Sputnik V
Comparação
Hoje, as vacinas já criadas contra a Covid-19 têm como alvo justamente a proteína Spike, que reveste o Coronavírus. Ela é associada à capacidade de entrada do vírus nas células humanas e é um dos principais alvos dos anticorpos. Foram mutações nessa proteína, por exemplo, que tornaram a delta mais contagiosa.
Segundo a OMS, a nova variante é a mais significante detectada até agora e tem alto potencial de propagação. Ela foi descoberta originalmente na África do Sul há duas semanas (com 22 casos) e já circula em alguns países do mundo. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou que o Brasil adote restrições de voos a seis países africanos. "A evidência preliminar sugere um risco aumentado de reinfecção com esta variante, em comparação com outras variantes", diz o informe do Grupo de Aconselhamento Técnico sobre a evolução do vírus SARS-CoV-2, logo após a classificação da OMS.
O documento afirma ainda que há uma evidência de que o Ômicron seja capaz de transmissibilidade do vírus, como foi visto na África do Sul. Nas últimas semanas, as infecções aumentaram abruptamente, coincidindo com a detecção da variante Ômicron, sendo a primeira infecção confirmada numa amostra coletada em 9 de novembro de 2021.
Em todo o continente africano, apenas 7% dos habitantes estão totalmente vacinados —o que facilita o surgimento e a disseminação de novas variantes.
A nova variante da Covid-19, Ômicron (B.1.1.529), preocupa a OMS. Além disso, países da Europa, por exemplo, já fecham suas fronteiras para tentar conter a disseminação da nova cepa. A Bélgica já detectou seu primeiro caso da nova variante na Europa.
O mundo deve acompanhar com muita atenção as informações sobre a nova variante. Por ter esse número muito grande de mutações na Spike, incluindo diversas já apontadas como mutações de preocupação. A vigilância genômica, tem aqui sua importância destacada, especialmente num contexto pandêmico onde não podemos nos enganar achando que a pandemia acabou.
Tópicos sobre Coronavírus
- Esse vírus é uma Pandemia. O que isso significa?
- É verdade que o vírus não sobrevive no calor?
- Tomar chá quente mata o vírus? Evitar boca seca mata o vírus?
- Quantas pessoas sobrevivem ao coronavírus?
- O que fazer para nos proteger?
- Os seres humanos podem ser infectados com um novo Coronavírus de origem animal?
- Devo usar Máscara Facial para me Proteger?
- Como ocorreram as primeiras infecções humanas pelo novo Coronavírus?
- O COVID-19 é transmitido pelo ar?
- Há Risco em Circular de Transporte Público?
- Qual é o risco real de se contrair o Corona Vírus viajando de avião?
- Qual seria a melhor maneira de deixar nossas casas seguras?
- De que forma espera-se que esse surto termine?
- Quanto tempo o vírus resiste sobre superfícies?
- Quando fazer a Higienização das roupas e dos sapatos ao chegarmos em casa?
- Colocar os produtos que comprei na geladeira não é suficiente para matar os vírus?
- No que diz respeito aos Produtos de Limpeza, o que se deve fazer para evitar Intoxicação?
- É correta a preocupação devido a percepção de uma Taxa de Mortalidade relativamente baixa?
- Superfícies Contaminadas, preciso realmente me preocupar?
- Sites que mostram Dados - Mortes, Curva de Contágio e Mutações - em Tempo Real
- O que fazer na Quarentena?
- O que Fazer se Tiver falta de ar?
- Quando o Diagnóstico for Confirmado
- O que fazer se estiver com sintomas leves?
- O que fazer diante da possibilidade de tantos sintomas?
- O que os Principais Sintomas: Tosse, Febre e Falta de Ar, Querem Dizer?
- Como se Pega ? Quais são os Sintomas ? Como se proteger?
- O que é ? De onde veio ? Como surgiu?
Comente e compartilhe este artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário