Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Líquen Escleroso

Líquen Escleroso

Esta condição rara e crônica - marcada por pele branca ou vermelha "resistente" ou esticada - pode afetar a pele em qualquer parte do corpo, mas geralmente envolve a pele da vulva. Geralmente aparece em mulheres na pós-menopausa. E embora os médicos não tenham certeza da causa exata, muitos suspeitam que tenha a ver com um sistema imunológico hiperativo e uma interrupção dos hormônios. 


Aprenda também sobre:

Líquen Escleroso

Vitiligo Genital

Psoríase Genital

DGC - Dermatite Genital de Contato

Eczema Vaginal



Os sintomas soam familiares? 


Pesquisas médicas do The American Cancer Society, estima que cerca de quatro por cento das mulheres com Líquen Escleroso desenvolvem câncer vulvar. 

Se você tiver Líquen Escleroso, geralmente precisará de uma biópsia para confirmar o diagnóstico. A partir daí, podem ser prescritos esteróides tópicos de alta potência. 


Como o Líquen Escleroso é um espessamento da pele, os esteróides podem ajudar a amaciar a pele e fazer com que ela tenha uma aparência normal novamente. Às vezes, a condição pode durar toda a vida, com períodos de recaída e remissão.


O Líquen Escleroso é uma condição inflamatória crônica que afeta principalmente a pele genital e anal em mulheres e homens. Também pode afetar outras áreas do corpo, como a parte superior dos braços, pescoço e mamas. Neste artigo, vamos discutir os sintomas, causas e opções de tratamento para o Líquen Escleroso.


Neoplasias Colorretal Hereditário sem Polipose - Câncer Colorretal Hereditário não Poliposo

Câncer Colorretal Metastático

Câncer de Colo do Útero ou Câncer Cervical

Câncer de Pênis

Câncer de Mama Triplo-Negativo

Nódulo na Glande - Glândulas de Tyson

Balanite - Balanitis

Câncer de Testículo


Sintomas do Líquen Escleroso


Os sintomas do Líquen Escleroso variam de pessoa para pessoa. Os sintomas mais comuns incluem:


Coceira intensa

Pele branca, manchas irregulares e elevadas

Pele fina e frágil

Pele seca e escamosa

Dor durante a relação sexual

Sangramento após relações sexuais

Dificuldade em urinar

Causas do Líquen Escleroso


A causa exata do Líquen Escleroso é desconhecida. No entanto, há algumas teorias que sugerem que o sistema imunológico pode desempenhar um papel no desenvolvimento da doença. Também pode haver um componente genético, pois o Líquen Escleroso é mais comum em famílias com histórico da doença.


Além disso, algumas pesquisas sugerem que as flutuações hormonais podem estar relacionadas ao desenvolvimento do Líquen Escleroso em mulheres. As mulheres que passaram pela menopausa têm um risco maior de desenvolver a doença.


Tratamento do Líquen Escleroso


Não há cura para o Líquen Escleroso, mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e evitar complicações. O tratamento inclui:


Cremes e pomadas esteroides

O tratamento com cremes e pomadas esteroides é geralmente a primeira linha de defesa contra o Líquen Escleroso. Eles podem ajudar a reduzir a coceira e inflamação da pele. É importante usar os esteroides conforme prescritos pelo médico, pois o uso prolongado pode levar a efeitos colaterais.


Terapia com luz ultravioleta

A terapia com luz ultravioleta pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a aparência da pele afetada. No entanto, é importante usar essa opção com cautela, pois a exposição excessiva à luz ultravioleta pode aumentar o risco de câncer de pele.


Cirurgia

Em casos graves de Líquen Escleroso, a cirurgia pode ser necessária. A cirurgia pode envolver a remoção de áreas afetadas da pele, especialmente se elas se tornarem cancerosas.


Higiene pessoal adequada

Manter a área genital limpa e seca pode ajudar a prevenir infecções secundárias e irritação na pele.


Líquen Escleroso pode ser uma condição desconfortável e debilitante para aqueles que a têm. É importante procurar atendimento médico se você suspeitar que tem Líquen Escleroso, para que possa obter um diagnóstico preciso e opções de tratamento adequadas. É importante lembrar que o Líquen Escleroso não é uma doença sexualmente transmissível, e não é causado por má higiene pessoal. É uma condição crônica que pode afetar qualquer pessoa, independentemente do gênero ou idade.


Além disso, é importante lembrar que o Líquen Escleroso pode aumentar o risco de câncer de pele. Portanto, é importante fazer exames regulares da pele e procurar atendimento médico se notar alterações na aparência da pele afetada.


Referências:

Mayo Clinic. Lichen Sclerosus. (2021). https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/lichen-sclerosus/symptoms-causes/syc-20374457

American Academy of Dermatology. Lichen Sclerosus. (2021). https://www.aad.org/public/diseases/a-z/lichen-sclerosus

National Organization for Rare Disorders. Lichen Sclerosus. (2021). https://rarediseases.org/rare-diseases/lichen-sclerosus/

NHS. Lichen Sclerosus. (2021). https://www.nhs.uk/conditions/lichen-sclerosus/


Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine