Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Vacina COVID-19 - Covishield

Vacina COVID-19 - Covishield

A vacina Oxford-AstraZeneca está sendo fabricada localmente pelo Serum Institute of India, o maior fabricante mundial de vacinas. Diz que está produzindo mais de 60 milhões de doses por mês.

Vacinas COVID-19

     Sanofi e GSK
Vacina COVID-19 - Sanofi e GSK

     Moderna
Vacina COVID-19 - Moderna

     Pfizer-BioNTech
Vacina COVID-19 - Pfizer-BioNTech

     Covishield
Vacina COVID-19 - Covishield

     Sputnik V
Vacina COVID-19 - Sputnik V

    Comparação
VACINAS COVID-19 | Comparação entre Algumas Disponíveis

A vacina é feita a partir de uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum (conhecido como adenovírus) de chimpanzés. Ele foi modificado para se parecer mais com o Coronavírus - embora não possa causar doenças.

Quando a vacina é injetada em um paciente, ela avisa o sistema imunológico para começar a produzir anticorpos e o prepara para atacar qualquer infecção por Coronavírus.

A vacina é administrada em duas doses administradas com um intervalo de quatro a 12 semanas. Ele pode ser armazenado com segurança em temperaturas de 2C a 8C e pode ser facilmente entregue em ambientes de saúde existentes, como consultórios médicos.

O jab desenvolvido pela Pfizer-BioNTech, que atualmente está sendo administrado em vários países, deve ser armazenado a -70C e só pode ser movido um número limitado de vezes - um desafio particular na Índia, onde as temperaturas no verão podem chegar a 50C.

Qual é a eficácia de Covishield?

Os ensaios clínicos internacionais da vacina Oxford-AstraZeneca mostraram que quando as pessoas recebiam meia dose e depois uma dose completa, a eficácia chegava a 90%.

Mas não havia dados claros o suficiente para aprovar a ideia de meia dose e dose completa.

No entanto, dados não publicados sugerem que deixar um intervalo mais longo entre a primeira e a segunda dose aumenta a eficácia geral da vacina - em um subgrupo que recebeu a vacina desta forma, ela foi considerada 70% eficaz após a primeira dose.

O Serum Institute (SII), fabricante indiano da vacina, afirma que Covishield é "altamente eficaz" e tem o respaldo de dados de ensaios de Fase III do Brasil e do Reino Unido. Os ensaios clínicos são um processo de três fases para determinar se a vacina induz boas respostas imunológicas e se causa efeitos colaterais inaceitáveis.

Mas o grupo de direitos dos pacientes, All Índia Drug Action Network, diz que sua aprovação foi apressada porque o fabricante não concluiu um estudo de ligação da vacina em indianos.

Atualizado em 20.Abr.2021

Casos de trombose após doses das vacinas contra a Covid-19 de AstraZeneca e Janssen têm causado medo em muitos que aguardam ansiosamente para receber o imunizante.  Pela baixa quantidade de casos relatados, por enquanto, a associação não está totalmente clara, mas já existem estudos em andamento para investigar a reação.

Especula-se também que a reação possa estar ligada ao veículo usado em ambas as vacinas — dois tipos de adenovírus

Pílula, gravidez e tabagismo oferecem risco maior Embora também seja baixo, o risco de trombose para mulheres que tomam pílula concepcional é muito mais alto do que o oferecido pela vacinação.  Segundo dados da Agência Europeia do Medicamento, uma em cada mil mulheres que usa pílula anticoncepcional apresenta a formação de coágulos sanguíneos. Os números podem variar de acordo com a população estudada e, no Brasil, a Anvisa aponta que mulheres usando alguns tipos de medicamento anticoncepcional têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso do que as que não usam o remédio.  Para fumantes, os casos são de 763 casos por milhão de pessoas. O quadro também pode ocorrer na gravidez— uma a cada um milhão de gestantes desenvolve o problema.

Vacina COVID-19 - COMPARAÇÃO ENTRE ALGUMAS DISPONÍVEIS


Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine