Caroços no pênis, muitas vezes semelhantes a espinhas, podem surgir em qualquer idade e, na maioria dos casos, estão relacionados com problemas benignos como Pápulas Peroladas ou Grânulos de Fordyce, por exemplo.
Além disso, também existem outras alterações que podem causar o aparecimento deste tipo de lesões, como linfocele, líquen plano ou verrugas genitais.
No entanto, como são uma alteração na imagem do pênis, podem causar ansiedade no homem por achar que podem ser sinal de Câncer. Embora o Câncer seja uma situação muito rara, também pode causar esse tipo de sintoma e, por isso, é importante consultar o urologista para identificar o problema correto e iniciar o tratamento mais adequado.
1. Pápulas Peroladas
Estas Pápulas Peroladas, também conhecidas como Grânulos de Fordyce, são pequenas bolinhas brancas, semelhantes a espinhas, que podem aparecer por baixo da cabeça do pênis, sendo muitas vezes confundidas com verrugas genitais. São grânulos normais e benignas que se encontram presentes desde o nascimento, mas que geralmente se manifestam apenas durante a adolescência. Além da alteração estética, estas grânulos não causam dor nem qualquer outra alteração importante.
Como tratar: normalmente não é necessário qualquer tratamento, porém se as pápulas causarem uma grande alteração da imagem do pênis, o urologista pode recomendar tratamentos de crioterapia ou cauterização no consultório.
A alergia é uma das causas mais comuns e menos graves de espinhas no pênis, que pode surgir pelo uso de alguns tipos de sabonete, camisinha, lubrificante ou até mesmo pelo contato com algum tipo de tecido, principalmente se for tecido sintético, ao invés de algodão, por exemplo.
Como tratar: É importante tentar identificar o que está causando a alergia para evitar o contato com o tecido ou a substância. Por isso, é recomendado sempre tentar usar roupas de algodão e usar sabonetes próprios para a região íntima ou que não tenham muitos produtos químicos e perfumes. Além disso, em caso de suspeita de alergia ao látex, deve-se evitar o uso de camisinhas com esse material e optar pelos de poliisopreno sintético.
Os Grânulos de Fordyce são uma alteração muito comum e benigna que provoca o surgimento de pequenas bolinhas brancas, ou amareladas, na cabeça ou corpo do pênis, não estando relacionados com nenhum tipo de doença sexualmente transmissível. Embora sejam mais frequentes durante a adolescência, devido às alterações hormonais, podem surgir em qualquer idade.
Como tratar: O tratamento é feito apenas por razões estéticas e pode incluir várias técnicas como o uso de gel de tretinoína, receitado pelo urologista, ou uso de laser para eliminar os grânulos. Muitas vezes, não é possível eliminar completamente este tipo de alteração.
As Verrugas Genitais são causadas por uma infecção pelo vírus HPV que causa alterações na pele do pênis, que mantêm a coloração do local afetado mas que são rugosas e ásperas ao toque, sendo semelhantes à região superior da couve-flor. Estas verrugas podem variar muito de tamanho, mas normalmente não doem e podem ser observadas a olho nu.
Normalmente, as verrugas genitais surgem após uma relação íntima desprotegida, seja do tipo anal, vaginal ou oral, com uma pessoa infectada.
Como tratar: Quando existem sintomas, podem ser usadas pomadas, como Podofilina, receitadas pelo urologista, para eliminar as verrugas. Porém, é comum que as verrugas voltem a surgir, uma vez que o organismo demora vários anos para eliminar o vírus.
O Herpes Genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo vírus do Herpes Simplex, que pode ser transmitido por meio da relação sexual desprotegida. A infecção por esse vírus pode levar ao aparecimento de bolhas ou caroços no pênis, que podem romper e formar feridas, que coçam e doem. As feridas do Herpes, além de surgirem no pênis, podem também aparecer na região perianal ou no ânus.
Como tratar: No caso de ter havido relação sexual sem proteção ou suspeita de ter tido contato com uma pessoa potencialmente infectada, é recomendado consultar o urologista para que seja realizada uma avaliação clínica e, caso seja confirmada a infecção, iniciar o tratamento adequado, sendo importante comunicar à pessoa com quem teve relação sexual para que também realize o tratamento.
O Molluscum Contagiosum é uma doença infecciosa causada pelo vírus Poxvirus, que pode afetar a região genital e provocar o surgimento de pequenas manchas ou bolhas que não causam dor e na cor da pele, podendo ser notada em qualquer parte do corpo, com exceção das mãos e dos pés. As manchas e/ ou bolhas causadas pelo Molluscum Contagiosum são pequenas, podendo ter 2 a 5 mm de diâmetro, porém em pessoas que possuem os sistema imune mais debilitado, pode ter até 15 mm de diâmetro.
Essa infecção é transmitida por meio do contato direto com as bolhas durante a relação sexual ou por meio do compartilhamento de roupas ou toalhas de banho de pessoas infectadas.
Como tratar: O tratamento deve ser orientado pelo dermatologista ou pelo pediatra, no caso de crianças, podendo ser recomendado o uso de medicamentos tópicos como Imiquimod a 5% ou Tretinoína, além de poder ser recomendada a realização de crioterapia ou laser, em alguns casos.
Este é um tipo de caroço duro que pode aparecer no corpo do pênis, especialmente após o contato sexual ou masturbação. Acontece quando o sistema linfático não é capaz de retirar os líquidos do pênis devido ao inchaço da ereção, que fecham as vias linfáticas. O Linfocele geralmente desaparece alguns minutos ou horas após aparecer.
Como tratar: É uma alteração benigna que desaparece sozinha e, por isso, não precisa de qualquer tipo de tratamento médico. No entanto, fazer uma massagem sobre o caroço pode ajudar a drenar o líquido mais rapidamente. Se o caroço não desaparecer após várias horas deve-se consultar o urologista para identificar a causa e iniciar o tratamento.
Este é um dos tipos mais raros de Câncer, mas que também pode provocar o surgimento de caroços, úlceras ou feridas, especialmente na cabeça do pênis. Este tipo de câncer é mais comum em homens com mais de 60 anos, que são fumantes e que não apresentam uma higiene adequada da região, mas também pode acontecer quando existe exposição inadequada da região à radiação ultravioleta ou quando existe exposição prolongada a irritantes.
Como tratar: O tratamento é quase sempre iniciado com uma cirurgia para remover o máximo de células cancerígenas, seguida de quimioterapia ou radioterapia. Nos casos mais graves, pode ser necessário remover o pênis para evitar que o Câncer se espalhe pelo corpo.
Comente e compartilhe este artigo!
APROFUNDE-SE MAIS
Leia Também:
Vacinas COVID-19
Sanofi e GSK
Moderna
Pfizer-BioNTech
Covishield
Sputnik V
Comparação
Tópicos sobre Coronavírus
- Esse vírus é uma Pandemia. O que isso significa?
- É verdade que o vírus não sobrevive no calor?
- Tomar chá quente mata o vírus? Evitar boca seca mata o vírus?
- Quantas pessoas sobrevivem ao coronavírus?
- O que fazer para nos proteger?
- Os seres humanos podem ser infectados com um novo Coronavírus de origem animal?
- Devo usar Máscara Facial para me Proteger?
- Como ocorreram as primeiras infecções humanas pelo novo Coronavírus?
- O COVID-19 é transmitido pelo ar?
- Há Risco em Circular de Transporte Público?
- Qual é o risco real de se contrair o Corona Vírus viajando de avião?
- Qual seria a melhor maneira de deixar nossas casas seguras?
- De que forma espera-se que esse surto termine?
- Quanto tempo o vírus resiste sobre superfícies?
- Quando fazer a Higienização das roupas e dos sapatos ao chegarmos em casa?
- Colocar os produtos que comprei na geladeira não é suficiente para matar os vírus?
- No que diz respeito aos Produtos de Limpeza, o que se deve fazer para evitar Intoxicação?
- É correta a preocupação devido a percepção de uma Taxa de Mortalidade relativamente baixa?
- Superfícies Contaminadas, preciso realmente me preocupar?
- Sites que mostram Dados - Mortes, Curva de Contágio e Mutações - em Tempo Real
- O que fazer na Quarentena?
- O que Fazer se Tiver falta de ar?
- Quando o Diagnóstico for Confirmado
- O que fazer se estiver com sintomas leves?
- O que fazer diante da possibilidade de tantos sintomas?
- O que os Principais Sintomas: Tosse, Febre e Falta de Ar, Querem Dizer?
- Como se Pega ? Quais são os Sintomas ? Como se proteger?
- O que é ? De onde veio ? Como surgiu?