Autoridades russas afirmaram em 20|Fev|21, que detectaram os primeiros casos de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária para seres humanos e Moscou informou a OMS sobre esta importante descoberta. Autoridades russas afirmaram que detectaram os primeiros casos de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária para seres humanos.
A informação sobre o primeiro caso registrado no mundo de transmissão da Gripe Aviária (H5N8) para o ser humano já fora enviada para a Organização Mundial da Saúde, explicou Anna Popova, diretora da agência sanitária russa Rospotrebnadzor. As 7 pessoas contaminadas em uma granja de aves no sul do país estão bem. A cepa H5N8 da gripe aviária é altamente contagiosa entre aves. No entanto, a transmissão para humanos nunca havia sido registrada. Popova disse que cientistas do laboratório russo Vektor isolaram o material genético da cepa identificada em sete empregados de um criadouro onde houve uma epidemia de Gripe Aviária em dezembro passado. Os trabalhadores não desenvolveram sintomas graves, acrescentou a responsável e medidas foram tomadas rapidamente para controlar a situação, segundo Popova. Embora a cepa H5N8 já tenha passado a barreira entre as espécies, ao ser transmitida de aves para o homem, essa variante do vírus não é, atualmente, transmitida de uma pessoa para outra, esclareceu. Segundo Popova a detecção "dá ao mundo inteiro tempo para se preparar", criando testes e vacinas, "caso este vírus seja mais patogênico e perigoso para o ser humano e adquira a capacidade de se transmitir de pessoa para pessoa". O laboratório estatal russo Vektor, autor da descoberta, também considerou que "é necessário começar a desenvolver um sistema que permita a identificação rápida de casos desta doença no homem" e "começar a trabalhar" para a criação de uma vacina.
A Rússia tem uma longa tradição de pesquisa no campo de vírus e vacinas e desenvolveu um imunizante contra a Covid-19, o Sputnik V, eficaz em mais de 91%, de acordo com resultados científicos confirmados por especialistas independentes.
Referências:
https://pebmed.com.br/ Úrsula Neves
https://exame.abril.com.br/mundo/alemanha-confirma-caso-de-gripe-aviaria-h5n8-em-criacao-de-frangos/
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2020/03/16/filipinas-registram-casos-de-gripe-aviaria-h5n6-em-codornas.ghtml
https://www.suino.com.br/bulgaria-registra-surto-de-gripe-aviaria-h5n8-em-fazenda-de-patos/
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2021/02/20/russia-anuncia-sete-casos-de-transmissao-da-cepa-h5n8-de-gripe-aviaria-a-humanos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário