Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

H5N8 - Gripe Aviária

H5N8 - Gripe Aviária

Gripe Aviária é causada por uma mutação do Vírus  Influenza A, transmissor da gripe, o H5N1. Outras variações do vírus, como H7N7H7N9 e H9N2, também já infectaram humanos.


gripe ou Influenza Aviária (IA) é uma doença altamente contagiosa, que ocorre principalmente em aves e menos comumente em suínos.

Apesar de ser contagiosa entre as pessoas, a possibilidade de transmissão é baixa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria das infecções humanas por H5N8 surge após o contato prolongado e próximo com as aves infectadas.

As manifestações clínicas da Gripe Aviária abrangem febre, tosse, falta de ar, dispneia, hipóxia e evidências de doença respiratória do trato inferior com opacidade, consolidação e infiltrados nas imagens pulmonares.

As complicações incluem choque séptico, falência respiratória, síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), hipoxemia refratária, falência renal, falência múltipla de órgãos, rabdomiólise, encefalopatia e infecções bacterianas secundárias.

A maioria dos pacientes precisa de internação em UTI. O tempo médio do surgimento dos sintomas até o óbito é de aproximadamente onze dias, podendo variar de sete a 20 dias. A evolução para óbito ocorre em cerca de 30% dos casos.

Referências:

https://pebmed.com.br/ Úrsula Neves
https://exame.abril.com.br/mundo/alemanha-confirma-caso-de-gripe-aviaria-h5n8-em-criacao-de-frangos/
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2020/03/16/filipinas-registram-casos-de-gripe-aviaria-h5n6-em-codornas.ghtml
https://www.suino.com.br/bulgaria-registra-surto-de-gripe-aviaria-h5n8-em-fazenda-de-patos/
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2021/02/20/russia-anuncia-sete-casos-de-transmissao-da-cepa-h5n8-de-gripe-aviaria-a-humanos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine