Nos últimos meses, uma série de casos da doença tem sido registrada na Europa. Esses fatos, no passado, levaram a grandes impactos sobre a indústria de aves europeia e a programas de sacrifício em massa.
Em 2020 e 2021, um surto contínuo do subtipo de influenza aviária H5N8 vem ocorrendo em fazendas de aves e entre populações de aves silvestres em vários países e continentes, levando aos abates subsequentes de milhões de aves para evitar uma pandemia semelhante à do surto de H5N1 em 2008. O primeiro caso de transmissão humana foi relatado pelas autoridades russas em fevereiro de 2021, quando vários trabalhadores de fazendas de aves deram positivo para o vírus.
Casos de Gripe Aviária foram registrados desde o final de 2019 em quatro países da Europa Central: Eslováquia, Polônia, Hungria e República Checa.
Surto precoce na Arábia Saudita
Em 4 de fevereiro de 2020, o governo da Arábia Saudita reportou um surto do vírus H5N8 altamente patogênico em uma fazenda de aves. O surto, que ocorreu na região central de Sudair, matou mais de 22.000 aves em poucas semanas.
H5N8 se espalha para a Rússia e Ásia Central
Nos meses de verão, o H5N8 foi detectado em aves silvestres no oeste da Rússia e no Cazaquistão, porque isso incluía aves aquáticas que migram para o norte e oeste da Europa, considerou-se provável que o vírus seria detectado lá no final do ano (como seria confirmado em outubro-novembro).
Referências:
https://pebmed.com.br/ Úrsula Neves
https://exame.abril.com.br/mundo/alemanha-confirma-caso-de-gripe-aviaria-h5n8-em-criacao-de-frangos/
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2020/03/16/filipinas-registram-casos-de-gripe-aviaria-h5n6-em-codornas.ghtml
https://www.suino.com.br/bulgaria-registra-surto-de-gripe-aviaria-h5n8-em-fazenda-de-patos/
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2021/02/20/russia-anuncia-sete-casos-de-transmissao-da-cepa-h5n8-de-gripe-aviaria-a-humanos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário