Surtos da cepa H5N8 foram relatados na Rússia, Europa, China, Oriente Médio e Norte da África nos últimos meses, mas até agora apenas em aves de capoeira.
Vários estados da Índia também haviam relatado o surto de gripe aviária em janeiro, mas não houve relato de transmissão para humanos. Especialistas disseram que o surto foi causado pela cepa H5N8, embora existam outras cepas circulando globalmente. Uma série de surtos foram relatados na Europa nas últimas semanas, com aves silvestres suspeitas de estarem espalhando a doença, disseram no início de janeiro.
De acordo com especialistas, tanto o H5N1 (outra cepa de Influenza Aviária) quanto o H5N8 têm alta patogenicidade ou a capacidade de um patógeno de causar doenças, mas não infectam humanos de forma muito eficaz. No entanto, os surtos passados entre as aves agrícolas precisaram de extensos programas de abate.
A maioria dos casos de infecção humana devem-se ao contato com aves infectadas ou superfícies contaminadas com excreções de aves infectadas: saliva, secreções nasais ou fezes.
Em 2014, um surto de H5N8 infectou aves de capoeira em fazendas na Alemanha, Holanda e Reino Unido.
Referências:
https://pebmed.com.br/ Úrsula Neves
https://exame.abril.com.br/mundo/alemanha-confirma-caso-de-gripe-aviaria-h5n8-em-criacao-de-frangos/
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2020/03/16/filipinas-registram-casos-de-gripe-aviaria-h5n6-em-codornas.ghtml
https://www.suino.com.br/bulgaria-registra-surto-de-gripe-aviaria-h5n8-em-fazenda-de-patos/
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2021/02/20/russia-anuncia-sete-casos-de-transmissao-da-cepa-h5n8-de-gripe-aviaria-a-humanos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário