Coronavírus | COVID-19 - PERGUNTA: Esse vírus é uma Pandemia. O que isso significa?

 

Coronavírus | COVID-19 - PERGUNTA: Esse vírus é uma Pandemia. O que isso significa?

Em 7 de janeiro de 2020, o vírus recebeu um nome: a OMS - Organização Mundial da Saúde - nomeou o novo coronavírus como 2019-nCoV ou SARS-CoV-2. O qual reivindicou sua primeira vítima dois dias depois. Na semana seguinte, vieram os primeiros relatos de pessoas infectadas fora da China, na Tailândia e no Japão. Naquele momento, no entanto, poucas pessoas esperavam uma pandemia global.

Para a ciência e a sociedade, o primeiro passo é interromper a propagação do vírus, por exemplo, por meio de medidas como a restrição do contato pessoal. Ao mesmo tempo, as pessoas que já estão infectadas devem ser tratadas de forma eficaz.


Vacinas COVID-19
Informações científicas confiáveis, explicadas em termos simples, não tem sido suficiente para impedir a proliferação de teorias da conspiração sem qualquer base científica.

Tópicos sobre o Coronavírus

Pensamos que responder perguntas seja o melhor caminho para esclarecer a população em geral.

Esse vírus é um pandemia. O que isso significa?

O termo é usado para descrever uma situação em que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas ao redor do mundo simultaneamente.

Declarar uma pandemia significa dizer que os esforços para conter a expansão mundial do vírus falharam e que a epidemia está fora de controle.

Uma das pandemia  mais graves já enfrentadas ocorreu entre 1918 e 1920. Estima-se que 50 milhões de pessoas tenham morrido na pandemia da gripe espanhola, mais do que os 17 milhões de vítimas, entre civis e militares, da 1ª Guerra Mundial.

Pandemias são mais prováveis com novos vírus. Como não temos defesas naturais contra eles ou medicamentos e vacinas para nos proteger, eles conseguem infectar muitas pessoas e se espalhar facilmente e de forma sustentada.

Na prática, ao afirmar que estamos diante de uma pandemia, a OMS sinaliza que é hora de passar para a fase de mitigação, ou seja, deixar de se concentrar na detecção de novos casos e adotar medidas para tratar os pacientes em estado mais grave e evitar mortes.

Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário