Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Cânceres Raros - Mieloma Múltiplo

Cânceres Raros - Mieloma Múltiplo

Cânceres Raros

Os Cânceres Raros são denominados assim porque são de baixa incidência na população em geral em comparação com outros tipos, como pele, mama ou próstata. Estes cânceres podem estar localizados em várias regiões do corpo.

Leia também:
Cânceres Raros - MF - Mielofibrose
Cânceres Raros - LMC - Leucemia Mielóide Crônica
Cânceres Raros - Mieloma Múltiplo
Cânceres Raros - Sarcoma de Partes Moles
Cânceres Raros - TNE - Tumores Neuroendócrinos
Em geral, os Cânceres Raros têm uma linhagem celular notavelmente diferente. Um exemplo é o tumor neuroendócrino, bem como o Carcinoma Medular de Tireoide, de tipo raro, que pode se desenvolver em vários órgãos.

Existem vários tipos de tumores raros que na maioria das vezes são difíceis de tratar devido à descoberta tardia e avançada. No entanto, a detecção precoce e a conscientização podem ajudar muito as pessoas nos diagnósticos e tratamentos dos Cânceres Raros.

Mieloma Múltiplo é o câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No Mieloma Múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue. Por isso, os pacientes podem ter anemia e ficam sujeitos a infecções. Os plasmócitos cancerosos também produzem uma proteína anormal, chamada de proteína monoclonal, que se acumula no sangue e na urina. As células doentes também podem afetar os ossos, causando dores e fraturas espontâneas. 

O que é Mieloma Múltiplo

Mieloma Múltiplo é chamado de múltiplo por afetar várias áreas da medula. É um tipo de câncer que afeta as células plasmáticas, que são uma espécie de glóbulos brancos. A doença é caracterizada por uma diminuição nos níveis sanguíneos de infecções ósseas e renais e os problemas de doença podem atingir áreas como a coluna vertebral, a pélvis, as pernas e os braços.

Causa

Certas alterações no DNA podem transformar células em plasma canceroso. A incidência é maior entre indivíduos entre 50 e 70 anos e é mais comum em homens. A conexão da doença com a idade mais avançada pode estar associada a problemas como a diminuição da capacidade do sistema imunológico de eliminar possíveis células precursoras de Mieloma, impacto do excesso de exposições ambientais ao longo da vida, circunstâncias que cercam o envelhecimento e até mesmo hormonal. No entanto, nenhum fator isolado foi ligado de forma convincente a um quadro de Mieloma Múltiplo.

Sinais e Sintomas

No estágio inicial, o Mieloma Múltiplo pode não exibir sinais. No entanto, com a progressão da doença, os sintomas começam a aparecer. Os mais comuns são: dor óssea, problemas renais, anemia, aumento de fraturas, fadiga e infecções freqüentes - devido ao comprometimento do sistema imunológico. Estes também podem ser sintomas de Mieloma Múltiplo: problemas cardíacos, aumento do fígado e baço, aumento do tamanho da língua, diarreia e alterações na pele.

Deixe seus comentários, compartilhe este artigo! 

⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• ✔ SFE®  • SFE Tech®  • ✔ SFE Terms®  • ✔ SFE Books®  • ✔ SFE Biography® 

⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine