O que causa a Língua Pilosa ?
A Academia Americana de Medicina Oral explica que nossa língua é coberta por papilas filiformes, que são projeções em formato de cone com cerca de 1 milímetro de comprimento.
As papilas filiformes são rosadas e, devido à estimulação e abrasão (gerada por alimentos ou ao higienizar a língua), caem e crescem novamente, o tempo todo. Com a falta de abrasão, as papilas filiformes não caem e seguem crescendo. Já a falta de higiene favorece o acúmulo de bactérias e de queratina, a mesma proteína que compõe os fios de cabelo. Em longo prazo, a combinação faz com que a papilas se tornem compridas (por não caírem e acumularem queratina) e pretas (por causa da saburra e restos de alimentos), dando a impressão de que há pelos sobre a língua.
Além de preta, a Língua Pilosa pode apresentar uma coloração marrom, branca, amarelada e até verde ou rosa, dependendo da causa específica e de fatores associados ao problema, como tabagismo, consumo excessivo de café, chás e doces coloridos
.
Além da mudança na cor e da aparência peluda, a Língua Pilosa gera mau hálito e gosto metálico na boca, mas não provoca dor.
Escovar os dentes e a língua após todas as refeições é a principal forma de tratar (e prevenir) o problema. Dependendo do caso, também pode ser recomendado deixar de fumar e reduzir o consumo de certos alimentos, como café, chás e doces.
Comente e compartilhe este artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário