Views

AVISO LEGAL e o Que são Doenças Raras

✔ Doenças Raras Doem® - A palavra doença é derivada do latim dolens, ēntis no sentido de que se aflige, que causa dor, padecimento. É o distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo e está associado a sinais e sintomas específicos.

As informações disponibilizadas nesta página devem ser utilizadas apenas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

As DRs - Doenças Raras - são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
 
O conceito de DR, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são doenças que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 para cada 2 mil pessoas.
 
Existem de seis a oito mil tipos de Doenças Raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas DRs se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Equinococose

Equinococose

A Equinococose é uma doença parasitária zoonótica, o que significa que ela pode ser transmitida entre animais e seres humanos. É causada pelas larvas de vermes do gênero Echinococcus, sendo as duas espécies mais comuns Echinococcus granulosus e Echinococcus multilocularis. Os humanos podem se infectar ao ingerir ovos do parasita, que são excretados nas fezes de animais infectados, como cães.

Sintomas

Os sintomas da Equinococose podem variar dependendo da localização dos cistos, do tamanho e do número de cistos, além da resposta imunológica do hospedeiro. Os sintomas podem ser divididos em duas principais formas clínicas: cística e alveolar.

Equinococose Cística

  1. Cistos em Órgãos: A forma cística resulta na formação de cistos em órgãos como o fígado e os pulmões.

  2. Assintomático: Muitos pacientes permanecem assintomáticos por anos, até que os cistos cresçam o suficiente para causar desconforto ou dor.

Equinococose Alveolar

  1. Crescimento Infiltrativo: A forma alveolar é mais agressiva, com cistos infiltrando o tecido do fígado e, ocasionalmente, se espalhando para outros órgãos.

  2. Sintomas Gerais: Pode causar sintomas semelhantes aos da hepatite, como fadiga, perda de peso e dor abdominal.

Prognóstico

O prognóstico da Equinococose varia de acordo com a espécie do parasita, o tamanho dos cistos e a resposta do sistema imunológico do paciente. A forma cística geralmente tem um prognóstico melhor, especialmente quando os cistos são detectados e tratados precocemente. Por outro lado, a forma alveolar é mais grave e pode se espalhar para órgãos vitais, sendo mais difícil de tratar.

Tratamento

O tratamento da Equinococose pode ser complexo e depende da localização, tamanho e número de cistos, bem como da saúde geral do paciente. As abordagens incluem:

Equinococose Cística

  1. Cistos Pequenos: Cistos pequenos podem ser monitorados e tratados com medicamentos antiparasitários, como o albendazol, para reduzir o crescimento.

  2. Cistos Grandes: Cistos maiores ou que causam sintomas podem exigir a remoção cirúrgica.

Equinococose Alveolar

  1. Remoção Cirúrgica: A remoção cirúrgica é frequentemente necessária para remover os cistos infiltrativos.

  2. Tratamento Medicamentoso: Medicamentos antiparasitários, como o albendazol, podem ser usados para diminuir o crescimento dos cistos.

Variações

A Equinococose apresenta variações de acordo com a espécie do parasita, a localização dos cistos e a resposta imunológica do paciente. As principais variações incluem:

Echinococcus Granulosus

  1. Equinococose Cística: Forma mais comum, resultando em cistos em órgãos como o fígado e os pulmões.

Echinococcus Multilocularis

  1. Equinococose Alveolar: Forma mais agressiva, com cistos infiltrando o tecido do fígado e se espalhando para outros órgãos.

A Equinococose é uma doença complexa causada por parasitas do gênero Echinococcus. Sua forma clínica pode variar de cística a alveolar, com diferentes sintomas, prognósticos e abordagens de tratamento. A detecção precoce, o tratamento adequado e a promoção de medidas de higiene e controle de infecção são essenciais para prevenir a disseminação dessa doença zoonótica. Se você vive em áreas onde a Equinococose é endêmica ou tem risco de exposição, é importante buscar orientação médica e adotar práticas preventivas.

Fotos no Google

Saiba mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine