História
A contratura recebe o seu nome em homenagem ao Dr. Richard von Volkmann (1830 - 1889), um médico alemão que foi a primeira pessoa a descrevê-la, em "non-Infective Ischemic conditions of various fascial compartments in the extremities".
Causas
A contratura de Volkmann resulta de isquemia aguda dos músculos do antebraço. É causada pela pressão na artéria braquial, possivelmente devido a um uso impróprio de um torniquete, uso impróprio de imobilização ou por síndrome compartimental. É mais comumente descrita na fratura supracondilar do úmero onde ela resulta em lesão/oclusão da artéria braquial.
A fibrose e a contratura do compartimento flexor puxa os dedos em flexão e o punho em flexão e pronação. Entretanto, a extensão ativa dos dedos é possível quando o punho é passivamente fletido, indicando que a contratura é no antebraço. Pode haver lesão do nervo mediano.
Tratamento
A cirurgia para liberar os tecidos fixados pode ajudar com a deformidade e a função da mão.
O diagnóstico da Síndrome Compartimental é clínico, porém existem diversos métodos para monitorizar a pressão intracompartimental. Dentre eles: Técnica de Whitesides, Stryker, Cateter de Wick, Cateter de Slit. Laboratorialmente pode-se ter um aumento da creatina-quinase (CK) num valor de 1000-5000 U/mL demonstrando uma mioglobinúria que pode sugerir o diagnóstico.
Fotos no Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário